quarta-feira, 15 de abril de 2009

HISTÓRIAS DO FUTEBOL REGIONAL” - N° 03

Em princípios de Outubro de 1921, foi fundado na “Villa” de Prainha (hoje, Miracatu), o Guarany Futebol Clube, oriundo de dissidentes do Prainhense. Seu uniforme era constituído de calção branco e camisa vermelha e sua praça de esportes localizava-se na margem direita da estrada que ligava a “Villa” a Estação de Trem.

Em comemoração a data, foi realizado o primeiro jogo entre duas equipes da mesma “Villa” entre o Guarany e Prainhense Futebol Clube, fundado em 12 de outubro de 1917. Reuniram-se os dois quadros acompanhados de grande multidão, banda de música e das senhoritas Maria Rosa Leite e Anna Conceição Leite, madrinhas dos dois clubes, empanhando os pavilhões, dirigiram-se a nova arena do futebol.

Durante o percurso houve foguetório e vários vivas aos clubes, madrinhas, diretores, etc. Escolhido o campo e estando os jogadores nas suas respectivas posições, entraram as senhoritas Maria Rosa e Conceição Leite e ofereceram em nome do Guarany e Prainhense, ramalhetes de flores aos capitão das equipes.

Precisamente às 15:00 h, iniciou-se o jogo, embora o campo não estive em condições perfeitas, devido aos cortes e aterros, esteve bem movimentado. O primeiro tempo terminou com um belíssimo empate de 0 x 0. Ao final do segundo tempo, o goleiro do Prainhense, deixou escapar de suas mãos, uma bola “morta”, que aos poucos foi rolando, rolando, até chegar aos fundos da rede. Após tomar o gol, o Prainhense reforçou o ataque no intuito de empatar e até virar o placar, mas a partida terminou e o Guarany saiu como vencedor.

Terminado o jogo, dirigiram-se jogadores e torcedores, a sede do Guarany onde foi servido um profuso copo de cerveja. Nessa ocasião, usou da palavra o jovem Domingos Bauer Leite, que em eloquentes palavras, agradeceu em nome do Guarany, a diretoria do Prainhense e a visita da vizinha “Villa” de Juquiá, representado pelo Srs. W. Banks e João Vassão e família. Em seguida o prof. J. Almeida, tomando a palavra em nome do Prainhense, disse que considerava o esporte, implantado definitivamente em terras de Prainha.
Miracatu, 24 de março de 2009.
Pesquisa: Laerte de Camargo Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu Comentário no Miracatuando