sábado, 25 de abril de 2009

JOÃO MENDES DE ALMEIDA

João Mendes de Almeida

Ilustre brasileiro



João Mendes de Almeida nasceu em Caxias, Estado do Maranhão, em 22/5/1831 e faleceu em São Paulo no dia 16/10/1898. Foi casado com D. Anna Rita Lobo Mendes de Almeida tendo deste casamento o filho também jurista, vereador e presidente da Câmara Municipal de São Paulo e ilustre escritor João Mendes de Almeida Júnior.


Iniciou seu curso superior na Faculdade de Direito de Olinda, transferiu-se depois para São Paulo onde colou grau de bacharel em 1853. Foi juiz em Jundiaí e, posteriormente, na capital, até 1858, quando abandonou a magistratura para se dedicar à política.


Entre 1859 e 1878, João Mendes de Almeida foi o importante líder do Partido Conservador, eleito deputado sucessivas vezes, sendo deputado geral pelo estado do Maranhão em duas legislaturas e por São Paulo em três legislaturas. Mas sua atuação mais marcante, conforme relatam os registros históricos, foi à frente do movimento abolicionista.


Apesar de monarquista convicto, trabalhou intensamente para a libertação dos escravos no Brasil. Foi o principal redator da Lei do Ventre Livre, defendendo-a por meio de inúmeros artigos publicados na imprensa.


É também dele o projeto da Reforma Judiciária, transformada em Lei no ano de 1871.
Conhecido por sua generosidade advogou gratuitamente para pobres e necessitados. Existe um busto seu na praça, em frente ao Fórum João Mendes de Almeida Júnior.


Atuou na advocacia, magistratura e na política. Escreveu textos históricos e foi um atuante membro da imprensa; fundou e dirigiu vários jornais, entre os quais "A Sentinela", além de ter sido colaborador no "Diário de São Paulo" e no "Jornal do Comércio" do Rio de Janeiro.


Grande amigo de Prainha (Miracatu/SP) lutou nas esferas superiores juntamente com o Cônego Scipião e o francês Pedro Laragnoit para que houvesse a criação do vilarejo e a construção da capela em louvor a Nossa Senhora das Dores em terreno doado para esse fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu Comentário no Miracatuando