segunda-feira, 10 de maio de 2010

Encontro nacional pretende impulsionar turismo quilombola sustentável


Comunidades quilombolas terão a oportunidade de reunir-se para debater propostas de fomento e fortalecimento ao turismo sustentável, como alternativa de desenvolvimento, de preservação do meio ambiente e de sua cultura e de geração de renda


O Iº Encontro Nacional de Turismo dos Quilombos do Brasil, que acontecerá entre 7 e 11 de junho, no município de Eldorado, no Vale do Ribeira, em São Paulo, pretende promover um movimento no sentido de propor alternativas de desenvolvimento etnosustentável para as comunidades quilombolas. Elas se localizam historicamente em áreas com importantes recursos naturais, e têm se tornado exemplos de sustentabilidade ambiental e de resgate cultural. Por isso, possuem alta potencialidade turística.

O objetivo do encontro, destinado às comunidades tradicionais e interessados no tema, é estimular o debate e a construção de propostas de aprimoramento do turismo sustentável, pautado em um movimento de valorização e fortalecimento da cultura quilombola, de seus produtos específicos, exatamente para preservar e conservar o seu patrimônio, aliado à geração de renda. É uma excelente oportunidade para que as comunidades troquem experiências e se preparem para o desenvolvimento do turismo.

O encontro está sendo organizado pelo ISA, Ministério da Cultura, Ministério da Educação, Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Ministério do Desenvolvimento Agrário,. Ministério do Turismo e Ministério do Meio Ambiente e conta com apoio do Sebrae-SP.

Inscrições e informações podem ser acessados aqui.

ISA, Instituto Socioambiental.
http://www.socioambiental.org/nsa/detalhe?id=3081

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu Comentário no Miracatuando